Medicina Alternativa e suas diferentes técnicas

 

 

A medicina alternativa, a cada dia que passa, vem conquistando mais adeptos, que costumam conciliar com a medicina tradicional e alopática. Isto porque a medicina alopática é repleta de efeitos colaterais e violência ao corpo, além disso, a globalização nos permitiu compartilhar conhecimentos e trouxe novas formas de combate a doenças psicossomáticas. A sabedoria Oriental veio agregar valor real a medicina Ocidental; trata-se não somente de um auxílio nos tratamentos de insônia, depressão, síndromes e câncer, mas também da inserção de práticas preventivas a tais doenças.

O uso de diferentes técnicas e a busca por melhor tratamento para cada corpo é respeitar nossas limitações e avançar rumo a uma vida mais saudável, harmônica e equilibrada. Por isso, a importância da medicina alternativa, que também encontra espaço entre órgãos oficiais que têm reconhecido algumas dessas práticas e incluindo-as em programas governamentais.É o caso, por exemplo, da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa do Ministério da Saúde incorporou práticas tradicionais da Medicina chinesa, como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, termalismo e medicina antroposófica, às redes estadual e municipal de saúde pública. Classificadas como “especialidades médicas”, as terapias passaram, também, a ser cobertas por alguns planos de saúde.

Ainda temos um longo caminho para tornar comum alguns conhecimentos e práticas alternativas, mas estamos otimistas com nosso progresso. Afinal, o mundo capitalista e o caos que vivemos exigem muita disposição e energia do nosso corpo e mente, se estamos inseridos nesse meio, uma atitude inteligente e necessária é encontrar formas de aliviar nossas tensões. Faz parte do nosso cotidiano a competição, o prazer de produzir, a luta por sucesso no trabalho e estudos, tudo isso nos leva a uma entrega dedicada e muitas vezes a uma sobrecarga. Naturalmente essas conquistas são positivas, mas o seu corpo não pode permanecer no estado de tensão.

Normalmente agimos como se nosso corpo fosse uma máquina programada para uma constante produção, sem respeitar nossas limitações. Posso continuar essa comparação dizendo que até mesmo as máquinas precisam de manuntenção e pausa, ainda assim, com o mal uso pode chegar a uma pane. Quando você se obriga a continuar nesse ritmo acelerado o seu corpo que padece. O corpo fica dolorido, os músculos duros e algumas partes até paralisam, o seu corpo começa a dar sinais de que algo está errado.

No entanto, sua rotina exaustiva continua penalizando a si mesmo. A pressão arterial e os batimentos cardiácos aumentam, você começa a ter dificuldades para dormir, diminui sua capacidade de resolver problemas, torna-se muitas vezes agressivo ou com baixa energia. Todos esses sintomas  causam ainda uma perda de defesa no seu sistema imunológico e um estresse crônico que te deixam sujeito a infecções e graves doenças.  

Existem diferentes terapias e formas de auxílio para um tratamento de estresse. Mas quero antes de te indicar alternativas para seus possíveis problemas,  ressaltar que essas dificuldades podem ser evitadas se você tiver um melhor cuidado e atenção com o seu corpo, isso significa incluir na sua rotina um tempo para se dedicar ao relaxamento e práticas que aliviem o cansaço. Para prevenção:

1-sugiro que tenha uma boa alimentação. inclua na sua dieta legumes, verduras e frutas, evite frituras e gorduras. Cuidado! O sal e açucar também podem ser vilões a sua saúde.( você encontra ainda no site: http://www.keittyterapeutacorporal.com.br/ receitas e dicas para uma alimentação mais saudável).

2- Beba bastante água. Nosso corpo precisa de no mínimo 2 litros de água por dia. Esse liquido milagroso é um auxílio na liberação de toxinas, regula nossa temperatura interna e é essencial para todas as nossas funções orgânicas. (Como um exercicío experimente beber água de uma maneira diferente, beba devagar e sinta-a descer mentalizando uma limpeza e purificação, sua intenção vai trazer um relaxamento e bem estar). Experimente também as águas alcalinas, o Ph alto e a alta condutibilidade elétrica contribuem enormemente para a limpeza das células, o fortalecimento do organismo, rejuvenescimento e prevenção de doenças. suas propriedades melhoram o funcionamento do seu metabolismo. http://www.buscasaude.com.br/produtos-naturais/beneficios-da-agua-alcalina

3- Pratique alguma atividade física. Algumas pessoas associam os exercícios à beleza e à estética, mas na verdade trata-se de uma necessidade para a saúde. São muitos os benefícios dos exercícios, eles reforçam a musculatura e o sistema cardiovascular, auxiliam na perda de peso e/ou na manuntenção de alguma parte do corpo. Além disso, exercícios fisícos realizados regularmente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças, moderam o colesterol, previnem obesidade, melhoram a saúde mental e depressão.

4- Faça uma meditação. Reserve pelo menos 20min do seu dia para uma meditação que pode ser adaptada ao seu estilo, porque o objetivo principal é trabalhar a sua respiração e alcançar o relaxanento. Você pode fazer deitado ou sentado; coloque uma luz baixa e uma música a sua escolha ( dê preferência a uma música calma, um instrumental); pense em coisas boas, uma paisagem ou um lugar que você goste; inspire pelo nariz e solte o ar pela boca devagar. Conecte-se com sua respiração e seu Eu interior. Deixo a sugestão de uma meditação muito boa o  Ho’oponopono – Liberando Memórias.wmv (“ Ho’oponopono é um dos métodos de auto-cura mais efetivos que existe, porque se baseia no amor expressado através de tuas palavras para chegar até seu subconsciente, que é onde residem as memórias que obstaculizam os processos vitais”).

5- Tire pelo menos um dia na semana para o Entretenimento e/ou a vida social. É fundamental ter um dia para o lazer, de preferência se desligue do trabalho ou qualquer atividade obrigatória, este dia está reservado para coisas que te dêem prazer. Ele pode ser desfrutado com a família, amigos ou sozinho; cada um deve encontrar o que te remete ao prazer. Pode ser um programa cultural, como ir ao cinema, teatro, exposição ou show; pode ser uma atividade ao ar livre, como um piquenique, ir a praia ou parque ou coisas ainda mais simples como ler um livro ( nada relacionado ao trabalho ou estudo), ouvir música ou comer aquilo que gosta. Lembre-se  que as pessoas que cultivam amizades e um convívio social vivem mais e melhor.

6- faça uma  terapia e/ou massagem pelo menos uma vez por semana. Algo que alivie seu corpo de tensões e contracturas adquiridas ao longo do dia. Seu corpo e mente estão suscetíveis a diferentes cargas, você não precisa esperar aparecerem as dores para fazer alguma coisa, a terapia é justamente para evitá-las. Você pode fazer uma massagem relaxante, shiatsu, reiki, bioenergética… a que você consiga atingir o melhor resultado, isso depende de cada pessoa. Experimente e descubra qual se enquadra a você.

A massagem terapêutica leva a uma maior integração entre mente e corpo, restabelece o fluxo energético e elimina as toxinas indesejáveis. É comprovadamente, a forma mais eficaz de reverter o estresse, por levar à produção de endorfinas pelo organismo, responsáveis pela sensação de bem estar. A medicina alternativa tem diversas terapias, e por isso temos um guia (texto: Guia de algumas medicinas alternativas, em www.keittyterapeutacorporal.com.br) para ajudá-lo neste mundo alternativo que pode ou não ser novo a você, mas com certeza inserir uma das práticas a sua rotina trará qualidade de vida.

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